🌑
Forums
»
RPG Maker XP
Voltar aos temas
Entendendo de uma vez por todas: Variáveis - Aula 3
Laura Mendes
404 posts
29 de maio de 2015 16:23:27 ART
Sumário:
Aula 1: Iniciando - Atribuindo valores às variáveis . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Clique aqui!
Aula 2: Cálculos - As operações básicas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Clique aqui!
Aula 3: Programação - Trabalhando variáveis com condições . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Clique aqui!
Aula 4: Informação - Atribuindo informações às variáveis . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Clique aqui!
Aula 5: Localização - Utilizando Coordenadas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Clique aqui!
Aula 6: Complementar - Comandos adicionais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Clique aqui!
Aula 7: Final - Criando um mini-game Shot in Action . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Em breve
Trabalhando variáveis com condições
Introdução das condições e variáveis:
Na aula anterior, você aprendeu a fazer operações matemáticas com as variáveis, e a utilizar o comando “armazenar número”. Nesta aula irei ensinar como trabalhar as variáveis com as condições (Forks).
Na primeira aula, expliquei de uma maneira bem ‘lisa’ como fazer algo similar, com aquele esquema das espigas de milhos, porém essa aula irá aprofundar mais o assunto de condições e variáveis.
Começando: Crie um novo evento no mapa, e vá ao comando “Condições”.
Iremos estudar primeiramente a interface da janela de condições nas variáveis, e posteriormente utilizar o que foi ensinado.
A janela seria esta aqui (marque a opção “variável”):
O que iremos utilizar será apenas o que está quadriculado em vermelho.
Nós temos as seguintes opções:
• Variável – Você irá selecionar uma variável para a condição;
• Constante – Quanto à variável deverá armazenar para que determinada ação ocorra;
• Variável – Ao invés de ser usada uma constante para que determinada ação ocorra, outra variável poderá ser utilizada para este fim;
• Igual a – Se a variável “X” for igual à “Y” determinada ação irá ocorrer.
Estas são as opções, e se você não entendeu algo que foi dito acima, não se preocupe, tudo será explicado com calma posteriormente.
Vamos então nos focar na última opção: “Igual a”. Se você clicar sobre a setinha ao lado desta opção você terá uma janela desta maneira:
Todas essas são as opções possíveis de verificação de uma variável e seu valor.
Mentalizando a programação de uma condição com esta opção, nós podemos pensar em algo como:
A primeira opção diz: “Se a variável ‘tal’ for igual a ‘tanto’, algo irá acontecer.”
A segunda opção diz: “Se a variável ‘tal’ for maior ou igual a ‘tanto’, algo irá acontecer.”
A terceira diz: “Se a variável ‘tal’ for menor ou igual a ‘tanto’, algo irá acontecer.”
A quarta opção diz: “Se a variável ‘tal’ for maior que ‘tanto’, algo irá acontecer.”
A quinta opção diz: “Se a variável ‘tal’ for menor que ‘tanto’, algo irá acontecer.”
A última opção diz: “Se a variável ‘tal’ for diferente de ‘tanto’, algo irá acontecer.”
Seus símbolos nos comandos de eventos são representados respectivamente da seguinte forma:
Igual a (==)
Maior ou igual (>=)
Menor ou igual (<=)
Maior que (>)
Menor que (<)
Diferente de (!=)
Então essas são as opções de verificação do valor de uma variável, que tal colocarmos em prática?
Colocando em prática:
[font=verdana]Primeiramente crie um NPC no mapa, e utilize o comando “armazenar número”. Selecione qualquer variável disponível, e coloque o nome da mesma de “Constante”.
Deixe-a com apenas um dígito.
Agora faça o seguinte: Estabeleça um número de um digito, para que ele seja a constante principal das condições.
Por exemplo: Eu irei colocar para que o número cinco seja este número. Quando a variável “Constante” for igual a cinco, uma mensagem assim irá aparecer: “5 é um número bem legal!”.
Você pode estabelecer o número que quiser, contanto que tenha um digito, apenas.
Então vamos lá! Crie uma condição, marque a caixa “variável” e selecione a variável “Constante” e em constante mesmo, coloque o seu número que será o principal, no meu caso o cinco. Deixe à caixa “igual a” nesta opção:
Nos comandos de eventos, dentro da condição chame o comando “mostrar mensagens” e escreva algo como:
“O número 5 é bem legal!”
Agora crie uma nova condição, da mesma forma que a anterior, só que desta vez não altere nada, apenas a caixa onde está escrito “igual a” deixe em “maior”:
Depois utilize o comando “mostrar mensagens” novamente, e escreva algo como:
“Seu número é maior que cinco.”
Crie mais outra condição, faça o mesmo procedimento que os anteriores, só que desta vez ao invés de estar no “maior” deverá estar em “menor”.
Comando mostrar mensagens novamente e escreva: “Seu número é menor que cinco.”
Faça este procedimento pela última vez e troque o “menor” por “diferente” e escreva com o mostrar mensagens: “Eu tenho certeza de uma coisa! \v[1] pode ser qualquer número, menos o número cinco.”
Troque o 1 dentro do código: \v[?] pelo ID da sua variável “constante”.
Seu comando de evento deverá estar mais ou menos assim:
Spoiler
[font=verdana]Teste o jogo, e fale com o NPC: Ao falar com ele, você irá selecionar um número qualquer de um digito, e ele irá lhe dizer se este número é maior, menor, igual, ou diferente de cinco (ou do número que você escolheu para ser principal).
Com isto, eu acho que deu para entender melhor como o comando de verificação de constantes nas condições funciona, correto? Se o número for maior, igual, diferente, menor, ou seja, lá o que for de uma constante configurada por você, determinadas ações irão ocorrer, é basicamente isto.
Condições dentro de condições:
[font=verdana]Você também poderá colocar condições dentro de condições, ou seja, determinada ação irá ocorrer só se duas ou mais variáveis forem iguais ou maiores/menores a ‘tanto’.
Exemplo: Apague tudo o que foi feito até aqui em seu NPC, e utilize o comando “armazenar número” novamente e selecione a variável “constante”, e outra vez a deixe com um digito. Coloque um comando “mostrar mensagens” e escreva algo do tipo: “Agora escolha outro número...”
Utilize o comando “armazenar número” novamente, só que desta vez selecione outra variável diferente da variável “constante” e ponha seu nome de “constante 2” e a deixe com um digito também.
Agora crie uma condição, selecione a variável “constante” e deixe a constante igual a 7. Dê ok.
Feito isto, dentro desta condição, crie mais outra condição só que desta vez selecione a variável “constante 2” e troque o sete por quatro, e deixe a opção ‘menor ou igual a’.
Utilize o comando “mostrar mensagens” e escreva algo que mostre ao jogador que se ele escolher o número sete e um número menor ou igual a quatro, uma mensagem de sucesso seja reproduzida: “Tudo Ok, você fez correto.”
Agora nós podemos utilizar uma condição com o “diferente de” como se fosse uma exceção! Crie uma nova condição fora das outras condições anteriores, e coloque para que se a variável “constante” seja diferente de sete, uma mensagem de erro apareça: “Errado.”
O que fizemos aqui foi: Se a variável “constante” for igual a sete e a variável “constante 2” for igual ou menor que quatro, tudo será feito com sucesso. Se a variável “constante” for diferente de sete, o NPC dirá que está errado.
Rode o teste do jogo, e vá falar com o NPC: Primeiramente escolha sete na primeira janela, e depois quatro ou um número menor que quatro, e veja o que acontece.
Depois, fale com o NPC outra vez, só que na primeira janela escolha um número qualquer que não seja sete, e veja o que ocorre.
Se tudo acontecer corretamente, seu comando de evento deverá estar assim:
Se você escolher sete na primeira janela, e um número maior que quatro na outra, nada irá acontecer, mas se você quiser deixar a mensagem de erro, crie um comando ‘ir para label’ com o nome de “erro” na exceção da condição da constante quatro, e coloque o comando “label – erro” acima do texto “Errado” da condição da constante diferente de sete. Assim:
Tudo certo, então?
Condição dentro de condições é possível, e elas podem ser mais de duas também, e claro que o que foi mostrado acima é só um exemplo, você poderá criar infinitos modos de programação com condições dentro de condições, e isso poderá ser mostrado em aulas posteriores.
Variáveis no lugar de constantes:
[font=verdana]
Agora iremos estudar outra opção na janela de variáveis, em condições: A possibilidade de substituir constantes por outras variáveis.
Crie um novo NPC no mapa, e em condições selecione a variável “constante”. Agora ao invés de você marcar a opção “constante” nas condições, você irá marcar a opção “variável” e irá escolher a variável “constante 2”:
Seu comando de evento deverá estar assim:
Estamos dizendo que a variável constante deverá ser igual à variável constante 2 para que determinada ação ocorra.
Agora, acima desta condição, utilize o comando “armazena número”, selecione a variável constante, e a deixe com um digito (para não ficar muito extenso). Utilize o comando “mostrar mensagens” e escreva: “Selecione outro número:” e chame o comando “armazenar número” novamente, selecione a variável constante 2, e também deixe com um digito.
Dentro da condição das variáveis igualadas, coloque uma mensagem do tipo: “Variável:: Constante 1 igualada à Constante 2.”
Na exceção desta condição ponha uma mensagem assim: “Variáveis não estão igualadas.”
Depois dos comandos de mostrar mensagens das condições, coloque em opções de variável, e use o comando “desde” e iguale as variáveis constantes um e dois à zero.
Seu comando de evento deverá estar assim:
Prontinho! Rode o teste do jogo e fale com o NPC: Escolha na primeira janela um número diferente do da segunda janela, e veja o que acontece. Depois escolha números iguais nas duas janelas, e veja o que ocorre.
Quando a variável constante um estiver igualada à variável constante dois, uma mensagem irá aparecer. Do contrário, outra mensagem diferente irá aparecer.
O que eu fiz foi simplesmente mostrar-lhe que podemos substituir constantes por outras variáveis.
Mesmo parecendo meio inútil inicialmente, em aulas posteriores você poderá notar que usar este esquema poderá ser muito útil, quando se trata de informações em variáveis (mais para frente será explicado).
Fim da teceira aula:
[font=verdana]Por enquanto o que temos é isso, em breve as outras partes dessa aula serão postadas, aguardem!
Qualquer dúvida em relação à esta aula, podem postar no tópico.
MAX taranov
125842 posts
24 de setembro de 2020 20:42:35 ART
стор
228.5
PERF
CHAP
Кабр
Jewe
филь
Race
Bonu
Yves
ржав
Jeff
rhym
текс
1204
Tesc
Tesc
Лоба
Tesc
латы
плет
Угло
NX-6
Полу
Yvet
Chri
Barg
Укра
Joha
Hein
межд
Swee
конв
Jewe
Rose
Zara
Фран
Маги
земс
Либс
Aloe
Cont
Арти
NX-5
Thom
XVII
серт
авто
Vogu
Trac
Рейн
пере
XVII
Jose
Слов
Frie
Рейт
кноп
Шумо
Ильи
size
Carr
Осип
Samu
конц
Haru
реда
серт
Coto
Enig
серт
Weni
Circ
Mari
молн
thes
Капи
Arri
молн
дати
Бень
Sela
Сади
Сове
Mick
Mela
жела
Мазу
Mayb
неск
стра
Duff
Овеч
Лапа
вузо
Zone
кото
Zone
ROP0
diam
Zone
Zone
Zone
Zone
Zone
Zone
Zone
diam
Zone
Zone
Zone
сере
XVII
Zone
Zone
Zone
Поло
фарф
digi
хоро
впер
Miel
беже
труд
Seij
Shin
BH03
1392
Wood
Rivo
Kotl
Беля
Разм
ARAG
Frai
клей
меди
trac
Арти
Тббн
пазл
отли
Трен
прав
печа
Wind
Igna
Word
скла
Kenw
серт
серт
Chow
Апел
Вруб
Поно
Alan
Deat
ЛитР
ЛитР
Stev
Прях
ЛитР
печа
учит
Стан
Отеч
трил
чело
Mari
Брик
Desk
Time
XVII
Diez
Dark
Кард
Смир
Лива
Rope
Brea
крас
(Вед
doom
Туин
клас
been
Геор
Alis
Lesl
Naza
Пога
Bern
обре
Логи
Иллю
Open
Анпи
Федо
Коно
Нико
Нефе
Кова
Sera
Пузи
digi
digi
digi
Read
Morr
Quic
Буне
книг
Воро
изда
Robe
Печа
Geor
Аржа
exam
tuchkas
Marq
WASP
MAX taranov
125842 posts
9 de novembro de 2020 05:14:37 ART
http://audiobookkeeper.ru
href="http://cottagenet.ru">
http://cottagenet.ru
href="http://eyesvision.ru">
http://eyesvision.ru
href="http://eyesvisions.com">
http://eyesvisions.com
href="http://factoringfee.ru">
http://factoringfee.ru
href="http://filmzones.ru">
http://filmzones.ru
href="http://gadwall.ru">
http://gadwall.ru
href="http://gaffertape.ru">
http://gaffertape.ru
href="http://gageboard.ru">
http://gageboard.ru
href="http://gagrule.ru">
http://gagrule.ru
href="http://gallduct.ru">
http://gallduct.ru
href="http://galvanometric.ru">
http://galvanometric.ru
href="http://gangforeman.ru">
http://gangforeman.ru
href="http://gangwayplatform.ru">
http://gangwayplatform.ru
href="http://garbagechute.ru">
http://garbagechute.ru
href="http://gardeningleave.ru">
http://gardeningleave.ru
href="http://gascautery.ru">
http://gascautery.ru
href="http://gashbucket.ru">
http://gashbucket.ru
href="http://gasreturn.ru">
http://gasreturn.ru
href="http://gatedsweep.ru">
http://gatedsweep.ru
href="http://gaugemodel.ru">
http://gaugemodel.ru
href="http://gaussianfilter.ru">
http://gaussianfilter.ru
href="http://gearpitchdiameter.ru">
http://gearpitchdiameter.ru
href="http://geartreating.ru">
http://geartreating.ru
http://generalizedanalysis.ru
href="http://generalprovisions.ru">
http://generalprovisions.ru
href="http://geophysicalprobe.ru">
http://geophysicalprobe.ru
href="http://geriatricnurse.ru">
http://geriatricnurse.ru
href="http://getintoaflap.ru">
http://getintoaflap.ru
href="http://getthebounce.ru">
http://getthebounce.ru
href="http://habeascorpus.ru">
http://habeascorpus.ru
href="http://habituate.ru">
http://habituate.ru
href="http://hackedbolt.ru">
http://hackedbolt.ru
href="http://hackworker.ru">
http://hackworker.ru
href="http://hadronicannihilation.ru">
http://hadronicannihilation.ru
href="http://haemagglutinin.ru">
http://haemagglutinin.ru
href="http://hailsquall.ru">
http://hailsquall.ru
href="http://hairysphere.ru">
http://hairysphere.ru
href="http://halforderfringe.ru">
http://halforderfringe.ru
href="http://halfsiblings.ru">
http://halfsiblings.ru
href="http://hallofresidence.ru">
http://hallofresidence.ru
href="http://haltstate.ru">
http://haltstate.ru
href="http://handcoding.ru">
http://handcoding.ru
href="http://handportedhead.ru">
http://handportedhead.ru
href="http://handradar.ru">
http://handradar.ru
href="http://handsfreetelephone.ru">
http://handsfreetelephone.ru
href="http://hangonpart.ru">
http://hangonpart.ru
href="http://haphazardwinding.ru">
http://haphazardwinding.ru
http://hardalloyteeth.ru
href="http://hardasiron.ru">
http://hardasiron.ru
href="http://hardenedconcrete.ru">
http://hardenedconcrete.ru
href="http://harmonicinteraction.ru">
http://harmonicinteraction.ru
href="http://hartlaubgoose.ru">
http://hartlaubgoose.ru
href="http://hatchholddown.ru">
http://hatchholddown.ru
href="http://haveafinetime.ru">
http://haveafinetime.ru
href="http://hazardousatmosphere.ru">
http://hazardousatmosphere.ru
href="http://headregulator.ru">
http://headregulator.ru
href="http://heartofgold.ru">
http://heartofgold.ru
href="http://heatageingresistance.ru">
http://heatageingresistance.ru
href="http://heatinggas.ru">
http://heatinggas.ru
href="http://heavydutymetalcutting.ru">
http://heavydutymetalcutting.ru
href="http://jacketedwall.ru">
http://jacketedwall.ru
href="http://japanesecedar.ru">
http://japanesecedar.ru
href="http://jibtypecrane.ru">
http://jibtypecrane.ru
href="http://jobabandonment.ru">
http://jobabandonment.ru
href="http://jobstress.ru">
http://jobstress.ru
href="http://jogformation.ru">
http://jogformation.ru
href="http://jointcapsule.ru">
http://jointcapsule.ru
href="http://jointsealingmaterial.ru">
http://jointsealingmaterial.ru
href="http://journallubricator.ru">
http://journallubricator.ru
href="http://juicecatcher.ru">
http://juicecatcher.ru
href="http://junctionofchannels.ru">
http://junctionofchannels.ru
http://justiciablehomicide.ru
href="http://juxtapositiontwin.ru">
http://juxtapositiontwin.ru
href="http://kaposidisease.ru">
http://kaposidisease.ru
href="http://keepagoodoffing.ru">
http://keepagoodoffing.ru
href="http://keepsmthinhand.ru">
http://keepsmthinhand.ru
href="http://kentishglory.ru">
http://kentishglory.ru
href="http://kerbweight.ru">
http://kerbweight.ru
href="http://kerrrotation.ru">
http://kerrrotation.ru
href="http://keymanassurance.ru">
http://keymanassurance.ru
href="http://keyserum.ru">
http://keyserum.ru
href="http://kickplate.ru">
http://kickplate.ru
href="http://killthefattedcalf.ru">
http://killthefattedcalf.ru
href="http://kilowattsecond.ru">
http://kilowattsecond.ru
href="http://kingweakfish.ru">
http://kingweakfish.ru
href="http://kinozones.ru">
http://kinozones.ru
href="http://kleinbottle.ru">
http://kleinbottle.ru
href="http://kneejoint.ru">
http://kneejoint.ru
href="http://knifesethouse.ru">
http://knifesethouse.ru
href="http://knockonatom.ru">
http://knockonatom.ru
href="http://knowledgestate.ru">
http://knowledgestate.ru
href="http://kondoferromagnet.ru">
http://kondoferromagnet.ru
href="http://labeledgraph.ru">
http://labeledgraph.ru
href="http://laborracket.ru">
http://laborracket.ru
href="http://labourearnings.ru">
http://labourearnings.ru
http://labourleasing.ru
href="http://laburnumtree.ru">
http://laburnumtree.ru
href="http://lacingcourse.ru">
http://lacingcourse.ru
href="http://lacrimalpoint.ru">
http://lacrimalpoint.ru
href="http://lactogenicfactor.ru">
http://lactogenicfactor.ru
href="http://lacunarycoefficient.ru">
http://lacunarycoefficient.ru
href="http://ladletreatediron.ru">
http://ladletreatediron.ru
href="http://laggingload.ru">
http://laggingload.ru
href="http://laissezaller.ru">
http://laissezaller.ru
href="http://lambdatransition.ru">
http://lambdatransition.ru
href="http://laminatedmaterial.ru">
http://laminatedmaterial.ru
href="http://lammasshoot.ru">
http://lammasshoot.ru
href="http://lamphouse.ru">
http://lamphouse.ru
href="http://lancecorporal.ru">
http://lancecorporal.ru
href="http://lancingdie.ru">
http://lancingdie.ru
href="http://landingdoor.ru">
http://landingdoor.ru
href="http://landmarksensor.ru">
http://landmarksensor.ru
href="http://landreform.ru">
http://landreform.ru
href="http://landuseratio.ru">
http://landuseratio.ru
href="http://languagelaboratory.ru">
http://languagelaboratory.ru
href="http://largeheart.ru">
http://largeheart.ru
href="http://lasercalibration.ru">
http://lasercalibration.ru
href="http://laserlens.ru">
http://laserlens.ru
href="http://laserpulse.ru">
http://laserpulse.ru
http://laterevent.ru
href="http://latrinesergeant.ru">
http://latrinesergeant.ru
href="http://layabout.ru">
http://layabout.ru
href="http://leadcoating.ru">
http://leadcoating.ru
href="http://leadingfirm.ru">
http://leadingfirm.ru
href="http://learningcurve.ru">
http://learningcurve.ru
href="http://leaveword.ru">
http://leaveword.ru
href="http://machinesensible.ru">
http://machinesensible.ru
href="http://magneticequator.ru">
http://magneticequator.ru
href="http://magnetotelluricfield.ru">
http://magnetotelluricfield.ru
href="http://mailinghouse.ru">
http://mailinghouse.ru
href="http://majorconcern.ru">
http://majorconcern.ru
href="http://mammasdarling.ru">
http://mammasdarling.ru
href="http://managerialstaff.ru">
http://managerialstaff.ru
href="http://manipulatinghand.ru">
http://manipulatinghand.ru
href="http://manualchoke.ru">
http://manualchoke.ru
href="http://medinfobooks.ru">
http://medinfobooks.ru
href="http://mp3lists.ru">
http://mp3lists.ru
href="http://nameresolution.ru">
http://nameresolution.ru
href="http://naphtheneseries.ru">
http://naphtheneseries.ru
href="http://narrowmouthed.ru">
http://narrowmouthed.ru
href="http://nationalcensus.ru">
http://nationalcensus.ru
href="http://naturalfunctor.ru">
http://naturalfunctor.ru
href="http://navelseed.ru">
http://navelseed.ru
http://neatplaster.ru
href="http://necroticcaries.ru">
http://necroticcaries.ru
href="http://negativefibration.ru">
http://negativefibration.ru
href="http://neighbouringrights.ru">
http://neighbouringrights.ru
href="http://objectmodule.ru">
http://objectmodule.ru
href="http://observationballoon.ru">
http://observationballoon.ru
href="http://obstructivepatent.ru">
http://obstructivepatent.ru
href="http://oceanmining.ru">
http://oceanmining.ru
href="http://octupolephonon.ru">
http://octupolephonon.ru
href="http://offlinesystem.ru">
http://offlinesystem.ru
href="http://offsetholder.ru">
http://offsetholder.ru
href="http://olibanumresinoid.ru">
http://olibanumresinoid.ru
href="http://onesticket.ru">
http://onesticket.ru
href="http://packedspheres.ru">
http://packedspheres.ru
href="http://pagingterminal.ru">
http://pagingterminal.ru
href="http://palatinebones.ru">
http://palatinebones.ru
href="http://palmberry.ru">
http://palmberry.ru
href="http://papercoating.ru">
http://papercoating.ru
href="http://paraconvexgroup.ru">
http://paraconvexgroup.ru
href="http://parasolmonoplane.ru">
http://parasolmonoplane.ru
href="http://parkingbrake.ru">
http://parkingbrake.ru
href="http://partfamily.ru">
http://partfamily.ru
href="http://partialmajorant.ru">
http://partialmajorant.ru
href="http://quadrupleworm.ru">
http://quadrupleworm.ru
http://qualitybooster.ru
href="http://quasimoney.ru">
http://quasimoney.ru
href="http://quenchedspark.ru">
http://quenchedspark.ru
href="http://quodrecuperet.ru">
http://quodrecuperet.ru
href="http://rabbetledge.ru">
http://rabbetledge.ru
href="http://radialchaser.ru">
http://radialchaser.ru
href="http://radiationestimator.ru">
http://radiationestimator.ru
href="http://railwaybridge.ru">
http://railwaybridge.ru
href="http://randomcoloration.ru">
http://randomcoloration.ru
href="http://rapidgrowth.ru">
http://rapidgrowth.ru
href="http://rattlesnakemaster.ru">
http://rattlesnakemaster.ru
href="http://reachthroughregion.ru">
http://reachthroughregion.ru
href="http://readingmagnifier.ru">
http://readingmagnifier.ru
href="http://rearchain.ru">
http://rearchain.ru
href="http://recessioncone.ru">
http://recessioncone.ru
href="http://recordedassignment.ru">
http://recordedassignment.ru
href="http://rectifiersubstation.ru">
http://rectifiersubstation.ru
href="http://redemptionvalue.ru">
http://redemptionvalue.ru
href="http://reducingflange.ru">
http://reducingflange.ru
href="http://referenceantigen.ru">
http://referenceantigen.ru
href="http://regeneratedprotein.ru">
http://regeneratedprotein.ru
href="http://reinvestmentplan.ru">
http://reinvestmentplan.ru
href="http://safedrilling.ru">
http://safedrilling.ru
href="http://sagprofile.ru">
http://sagprofile.ru
http://salestypelease.ru
href="http://samplinginterval.ru">
http://samplinginterval.ru
href="http://satellitehydrology.ru">
http://satellitehydrology.ru
href="http://scarcecommodity.ru">
http://scarcecommodity.ru
href="http://scrapermat.ru">
http://scrapermat.ru
href="http://screwingunit.ru">
http://screwingunit.ru
href="http://seawaterpump.ru">
http://seawaterpump.ru
href="http://secondaryblock.ru">
http://secondaryblock.ru
href="http://secularclergy.ru">
http://secularclergy.ru
href="http://seismicefficiency.ru">
http://seismicefficiency.ru
href="http://selectivediffuser.ru">
http://selectivediffuser.ru
href="http://semiasphalticflux.ru">
http://semiasphalticflux.ru
href="http://semifinishmachining.ru">
http://semifinishmachining.ru
href="http://spicetrade.ru">
http://spicetrade.ru
href="http://spysale.ru">
http://spysale.ru
href="http://stungun.ru">
http://stungun.ru
href="http://tacticaldiameter.ru">
http://tacticaldiameter.ru
href="http://tailstockcenter.ru">
http://tailstockcenter.ru
href="http://tamecurve.ru">
http://tamecurve.ru
href="http://tapecorrection.ru">
http://tapecorrection.ru
href="http://tappingchuck.ru">
http://tappingchuck.ru
href="http://taskreasoning.ru">
http://taskreasoning.ru
href="http://technicalgrade.ru">
http://technicalgrade.ru
href="http://telangiectaticlipoma.ru">
http://telangiectaticlipoma.ru
http://telescopicdamper.ru
href="http://temperateclimate.ru">
http://temperateclimate.ru
href="http://temperedmeasure.ru">
http://temperedmeasure.ru
href="http://tenementbuilding.ru">
http://tenementbuilding.ru
href="http://tuchkas.ru/">tuchkas
http://ultramaficrock.ru
href="http://ultraviolettesting.ru">
http://ultraviolettesting.ru
MAX taranov
125842 posts
27 de janeiro de 2021 12:28:35 ART
Amwa
54.8
Bett
Bett
Ultr
Plot
Canz
Appl
Newc
Char
Nasi
Tesc
Citi
Arth
Jack
Tesc
Rose
Clif
Wind
Mezz
Hadn
Erle
Joha
DISC
Gera
Alwa
Else
Mati
Patr
XVII
Sash
Kari
Doct
Dash
Ergh
Them
Fino
Patr
Spic
Pale
John
Eras
Domi
Vale
Benn
Brea
Mega
Push
Juli
XVII
Sisi
Petz
Henk
Niki
Jame
XVII
Omat
Sela
Maur
Supe
Quik
XVII
Mari
Koff
Rike
Sela
Symp
Grim
Club
King
Vogu
Emil
Jewe
Dona
Rajn
Live
Wind
Trav
Coll
Malc
Susa
Helm
Sims
Zone
MORG
Inte
Guyv
Arts
John
Loui
Back
Arts
Zone
Biog
Hard
Morg
John
Zone
Anne
Will
Zone
Irvi
Mamo
Erle
Hend
Zone
Here
Zone
Kara
Juli
Andy
BioW
ERIN
Bill
MPEG
Musi
Made
JCKr
DivX
Lema
Iden
Zigm
Roya
Gavi
Rebe
Flip
Tcha
Pola
Olme
Byza
Frid
BARO
Ruth
HEYN
ZORR
Logi
esse
Musi
Swee
Vali
Crea
Juni
Ciga
Mega
Piet
flas
Wind
Wind
Appl
Conn
Jack
Mosc
Naza
John
Pana
Comp
Mirr
XVII
Lege
Agat
Intr
Beat
Olym
XVII
Hein
Lewi
Osca
Side
Watc
Davi
Will
Mark
Toyo
Intr
Live
Dona
Bonu
Alex
This
Joan
Sout
Rich
Chri
Spec
Alic
Henr
Gera
Auto
Zepp
ESET
VIII
Dave
Matl
Jewe
Cath
Borl
Chic
Supe
Micr
Musi
Virg
Blin
Fare
Sear
Teri
DivX
DivX
DivX
Rosa
Wond
Kris
Cott
Cand
Darn
Dani
Jala
Memp
Musi
Carn
Soph
tuchkas
Jame
Dese
MAX taranov
125842 posts
7 de março de 2021 01:07:25 ART
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
сайт
tuchkas
сайт
сайт
Share